Parceria entre L’Oréal Produtos Profissionais e Senac dá origem ao 1º Centro de Referência para capacitação de juventudes na área da beleza

 L'Oréal Produtos Profissionais, com as marcas Kérastase, L'Oréal Professionnel e Redken, anuncia parceria inédita com o Senac-DF a fim de acelerar a carreira de jovens do Distrito Federal na área da beleza. O projeto, intitulado Geração PRO, irá oferecer formação e capacitação na profissão de cabeleireiro, e a expectativa é de que mais de 300 jovens sejam certificados no período de 18 meses


Foto: Renato Santos.
 
Hoje, um em cada cinco jovens no Brasil não estuda e nem trabalha¹, sendo esse grupo formado, em sua maioria, por mulheres pretas e pardas¹, que veem, a partir desse cenário, suas oportunidades de mobilidade social reduzidas. Estima-se ainda que o Brasil já tenha perdido cerca de R$46,3 bilhões no PIB em razão da falta de inclusão produtiva de suas juventudes². É pensando em contribuir para transformar essa realidade que surge o Geração PRO.

"Quando olhamos para o salão de beleza vemos aqui uma super oportunidade, já que hoje 44% dos salões dizem não conseguir encontrar profissionais de qualidade no mercado. Ao nos unirmos a um grande player como o Senac, reforçamos nossa responsabilidade em fomentar um segmento profissional com inovação em serviços, produtos e pessoas, entendendo o salão como importante catalisador de mudanças sociais" afirma Joana Fleury, Diretora Geral de L'Oréal Produtos Profissionais no Brasil.

O termo de cooperação que marcará o pontapé inicial do projeto será assinado no dia 12 de agosto, durante a realização do L'Oréal PRO Summit, evento de imersão para o público profissional, idealizado por L'Oréal Produtos Profissionais. Joana Fleury, Diretora da divisão profissional no Brasil, José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio-DF, Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF, e Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L'Oréal no Brasil, serão os responsáveis pelas assinaturas, além de apresentar o modelo educacional proposto e o espaço onde será sediado o novo Polo de Educação Profissional do Senac.

Localizado no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, em um espaço de 155m², o novo Polo de Educação Profissional contará com turnos pela manhã, tarde e noite, formando, ao todo, 45 jovens por mês. A primeira turma terá início em novembro deste ano no curso de 'Cabeleireiro Básico', cujo objetivo é justamente ensinar os conceitos básicos para o início da jornada profissional.

"Esse lançamento significa muito para o segmento de beleza no Distrito Federal. São mais de 23 mil empresas e mais de 70 mil trabalhadores que representam o setor, principalmente nos salões de beleza, e necessitam de qualificação profissional de excelência. A parceria do Senac com a L'Oréal demonstra isso. Para que a gente possa trazer cada vez mais qualidade para essas formações e atender bem a clientela de Brasília tão exigente por serviços de alta qualidade. O projeto também tem como foco a juventude. Buscamos capacitar uma parcela extremamente importante da sociedade que hoje tem dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Com essa parceria, o Senac-DF ajuda a promover a inclusão produtiva desses jovens", reforça Vitor Corrêa, Diretor Regional do Senac-DF.
Para completar o ciclo educacional e potencializar as taxas de empregabilidade, os cursos contarão, ainda, com o apoio do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética do Distrito Federal (Simbeleza-DF) e da Rede Hélio, importante rede de salões do Distrito Federal, que tem como compromisso apadrinhar parte desses alunos em seu corpo de profissionais.

Compromisso com o setor
O projeto Geração PRO é a continuidade de uma agenda robusta de iniciativas promovidas por L'Oréal Produtos Profissionais e parceiros em prol do desenvolvimento do setor e da sociedade como um todo.

Em 2023, junto ao Catraca Livre e ao Coletivo Mulheres Independentes da Providência, a divisão profissional da L'Oréal criou o projeto Beleza PRO do Futuro, cujo foco esteve em incluir produtivamente mulheres da região da Pequena África, no Rio de Janeiro, e honrar todo o passado dessa região, construindo pontes para novos futuros. Ao todo, 20 bolsas de estudos foram distribuídas para mulheres em situação de vulnerabilidade social no local.

Paralelamente às causas de marca, L'Oréal Produtos Profissionais atua ano após ano junto à Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), a fim de contribuir para a regulamentação da profissão e aceleração do setor.

Compromisso com as juventudes
Hoje no Brasil existe uma lacuna entre a educação formal e o mercado de trabalho, principalmente quando pensamos naqueles que não têm acesso a instituições de ensino renomadas. Por isso, o desenvolvimento é essencial para promover a empregabilidade e preparar os jovens que desejam ter um futuro promissor.

"No Grupo L'Oréal, acreditamos que exercemos um papel que vai além do esperado da esfera privada. Nossa agenda extra financeira e nosso foco em iniciativas sociais têm um peso enorme em tudo que idealizamos e fazemos. Nesse sentido, temos o L'ORÉAL PARA JOVENS, que visa não somente oferecer oportunidades de trabalho para pessoas em início de carreira, como também desenvolvê-los para o mercado, independente da empresa em que venham a ingressar ou trabalho que venham a exercer. A taxa de desemprego entre os jovens no Brasil está entre as mais altas do mundo e muitos destes jovens não sabem o que querem fazer, não conhecem os caminhos, nem possuem as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Nós temos meios, expertise e principalmente, a intenção genuína de guiá-los e suportá-los nesse momento de vida. Investir na juventude é investir no nosso futuro," afirma Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L'Oréal no Brasil.

Compromisso com a educação profissional
O Senac-DF possui 7 unidades com salão de beleza escola no Distrito Federal. A instituição mantém um portfólio de cursos de beleza com 23 títulos e para 2024 a previsão é realizar 4.074 matrículas até o final do ano.
¹Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) - IBGE.
²Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

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